segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Um Bom Café


      Desculpe-me os simpatizantes de cerveja e vinho, pois tenho paixão por café. Hábito que sigo desde a infância. Meu pai gostava de tomar um cafezinho após o almoço. Sempre deixava um pouquinho de sua xícara para mim. Até hoje lembro daquele sabor. Adoro acordar de manhã com o cheiro do café passado pelo Tiago e, após o almoço, seguindo a tradição tomo uma xícara para colocar as tarefas da tarde em dia.

      Quando viajava a Porto Alegre visitava uma cafeteria no centro, que ao chegar, era recebida pelo seu cheiro maravilhoso no ambiente. Sentava a mesa a espera do meu pedido e observava os frequentadores. Algumas pessoas lendo seu jornal, outras se encontram toda semana em papos animados e alguns estudando. Todos tinham um bom motivo para beber um bom café. Eu achava muito interessante esse hábito frequente das pessoas da capital, e torcia para que este gosto chegasse a Santa Maria.

      Alguns anos depois as cafeterias começaram a instalar-se na cidade. As pessoas passaram a frequentar estes locais e apreciá-lo, principalmente após um dia agitado de trabalho. E aqui, novamente repito o velho hábito, sento em minha cadeira e aguardo, observando as pessoas que passam apressadas na calçada. Penso qual será o destino delas ou simplesmente limpo o mente e curto essa excelente bebida.

Eliana Prates dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário