sábado, 24 de outubro de 2015

O Cheiro da Comida


Desde criança ouvimos de nossos pais que o importante para crescer é alimentar-se, assim pensava minha mãe, que me dava muitos vidros de Biotônico Fontoura para crescer e ficar forte. Eu era uma criança muito magra com apelido de Olívia Palito. Adorava sentir o cheiro de comida que invadia a casa. Minha mãe cozinhava muito bem. Se fecho os olhos ainda sinto o cheiro de minha comida predileta, massa com guisado. 
Sentia-me a criança mais feliz do mundo com a preparação para meu aniversário. A mãe fazia pizza com molho de sardinha e o bolo era assado no fogão a lenha. A cobertura feita com glacê e suco de pacotinho que era colocada num saquinho de leite para depois decorar o bolo. É claro, sobrava um pouco do recheio no saquinho para mim. A mesa era enfeitada com garrafas de Cyrillinha decoradas em embalagens de papel com desenhos da Disney. O bolo no centro da mesa para cantar o parabéns, como eu amava aquele momento. 
Com o tempo aprendi a cozinhar com minha mãe e descobrir seus segredos. Descobri novas receitas com familiares e amigos. Quando casei com o Tiago, sua avó ensinou-me a fazer seu bolo de aniversário. Lembro de cada ingrediente colocado na batedeira com muito cuidado e carinho. A vó Hilma sentia orgulho em passar adiante sua receita. Hoje ela não está entre nós, mas cada vez que preparo o bolo peço a ela me ajude a fazê-lo.
Adoro cozinhar e ter as pessoas reunidas em volta da mesa, onde tomamos um vinho à espera da refeição. É um momento único, no qual compartilhamos uma boa comida com um tempero especial, que é a alegria e a amizade compartilhada entre todos. Sou feliz ao servi-los e ver a satisfação em seus olhos, tocando seus corações e trazendo recordações de seus pratos preferidos.

Eliana Prates dos Santos

  
    
Um filme que instiga nossos sabores


Segredo de uma comida feita com o coração

Um comentário:

  1. Adorava a comida dela, sempre tão alegre cozinhando, muita saudades.
    A Vó também cozinhava muito bem, a comida q eu mais gostava era sopa no inverno aí aquele friozinho era tudo de bom.
    O tempo passa mas o melhor e recordar tudo com detalhes adorei o texto bjbjbj..

    ResponderExcluir