segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DEPOIS DA AULA...




             Verão de 1991, cursava o ensino fundamental, 7ª série, no colégio Educandário São Vicente de Paula, hoje UNIFRA Campus II na Silva Jardim, é difícil admitir, foi o ano em que a convite de um amigo entrei em um caminho sem volta. O início não foi com drogas que existem hoje, foi algo mais pesado e viciante, com máquinas de fliperama que devoravam nossa escassa mesada em fichas. Meu primeiro contato foi o “fliper do tio” na Bozano, onde depois, para nossa infelicidade virou o Chá Bar ao lado do antigo Café Brasil. Um tio de bigode muito camarada atendia e lá conhecemos desde os jogos Tartarugas Ninja, Sunset Riders, passando por Simpsons, Pit Fighter, Captain Commando e Final Fight. Era nosso recanto preferido, pois ficava a três quadras da escola e podíamos jogar uma ou duas partidas diárias entre o termino das aulas e a hora do almoço. Isso quando não matávamos aula, fugíamos das freiras cruzando sua horta que dava para a rua dos Andradas. Quando tínhamos mais tempo e dinheiro, pois a ficha era mais cara, íamos no primeiro Firefox, este sim com cara de fliperama, na Bozano quase no Calçadão, onde dávamos de cara com o arcade Michael Jackson’s Moonwalker e sua música inconfundível. Anos mais tarde abriu outro fliperama que não lembro o nome, na frente dos Correios da Venâncio, onde hoje é a SK8 Surf. Foi meu preferido, conheci e joguei por anos, nas noites, deste Street Fighter Zero, Mortal Kombat, Dungeous e Dragons, Metal Slug e meus dois jogos preferidos The Punisher e Cadillacs and Dinosaurs.

 
Imagem do jogo Michael Jackson's Moonwalker

HQ Xenozoic Tales
           
Este último lançado em 1993 pela Capcom, tinha o enredo baseado na história em quadrinhos Xenozoic Tales escrita por Mark Schultz lançada em 1987, e posteriormente virou desenho animado de 1993 a 1994, que misturava a era dos dinossauros e um cenário futurista cyberpunk. O game se passa no ano de 2513, no enredo a terra foi devastada pela poluição que ocasionou desastres naturais de todos os tipos. Para escapar a humanidade construiu vastas cidades subterrâneas na qual vivem por cerca de 600 anos. Ao voltar a superfície, sabe-se lá por que demoram tanto, os humanos descobrem que o mundo foi repovoado por formas de vida extintas. Nessa época, a tecnologia é extremamente limitada e aqueles que possuem habilidades mecânicas conquistam um grande respeito e influência. Os humanos conseguem estabelecer uma convivência pacífica com os novos habitantes até que a gangue Black Marqueters começa a caçar os dinossauros e cometer atrocidades, em reação estes se tornam hostis com os humanos e atacam seus povoados. Neste caos quatro amigos se unem para estabelecer a ordem. O mecânico Jack Tenrec, a bela cientista Hannah Dundee, Mustapha Cairo e Mess O’Bradovich. Tenrec possui uma oficina que restaura carros, particularmente Cadillacs, ele os modifica para funcionar com fezes de dinossauro como combustível. Foi um dos arcades mais populares na década de 90 com ótima jogabilidade, apesar disto não ganhou nenhuma versão para vídeo game, a principal razão seria o altíssimo valor cobrado pela GM para licenciar outra vez a marca Cadillac.


         
Com o tempo vários destes lugares mágicos foram encerrando suas atividades, motivados pela falta de público que preferia os solitários vídeo games ou games conectados em rede como o Counter Strike. Nos tempos de faculdade frequentei muito a Game Box, nome dado pois funcionava nos boxs de um apartamento na rua Venâncio, alugávamos a hora do cartucho de Nintendo para jogar no local, este foi evoluindo com a gente trazendo vários arcades desconhecidos na cidade. O que nos atraia nestes jogos era a simplicidade, a maioria com dois botões, soco e pulo, e suas combinações com manobras no comando era o estilo “beat’n up” bater e correr. Era apenas a boa violência desenfreada do início ao fim que não danificou nossos cérebros. As partidas duravam pouco mais de meia hora, enfrentando alguém aleatoriamente que o desafiasse, apostando sua preciosa ficha. A briga ficava restrita ao nosso avatar. Era uma válvula de escape para nossos problemas familiares. Neste ambiente ríamos, fazíamos amizades e nos divertíamos muito. Um vicio que trazia muitas satisfação, sanado momentaneamente por um bom emulador.



Tiago C. Santos



 


Intro Cadillacs and Dinosaurs

 Intro The Punisher
Clássicos Arcades

Nenhum comentário:

Postar um comentário